De 2006 à 2021 o número de trabalhadores com mais de 50 anos aumentou cerca de 110,6%. Os dados foram divulgados na quinta-feira (19/05), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ligado à Confederação Nacional da Indústria (CNI), a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
O ritmo de crescimento da presença de trabalhadores com mais de 50 anos ou mais foi quase três vezes maior em comparação ao emprego geral, crescendo em 36,6%.
Nessa idade o desafio da equidade de gênero no trabalho permanece, apesar do crescimento de mulheres com 50 anos ou mais ter sido maior no Censo Demográfico, há menos da metade delas trabalhando(42,4%). Lucchesi alerta para que os gestores se preocupem com a criação de políticas públicas para as necessidades dessa geração.
De acordo com a base de dados da RAIS há uma tendência irreversível de envelhecimento da força de trabalho. "Requalificação é a palavra-chave. Nos diferentes países, surgem iniciativas do governo, das empresas e de instituições de ensino, envolvendo estratégias para atualizar os profissionais ou mesmo recolocá-los no mercado" explicou.
Fonte: Correio Braziliense
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!