Por Aibes em 13/06/2022
52 defensivos agrícolas são registrados e estão disponíveis para uso por agricultores

O Diário Oficial da União publicou no dia 25 de maio o registro de 52 defensivos agrícolas formulados, produtos que agora estão efetivamente disponíveis para uso dos agricultores. A lista cita 20 produtos de controle biológico, sendo 13 destinados à agricultura orgânica.

Segundo informações do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), dentre as novidades está o registro do controlador Tetrastichus howardi, uma vespa cujas larvas são parasitas da broca-da-cana-de açúcar e da lagarta de cor parda, duas das principais pragas que afetam o eucalipto.

De acordo com Tatiane Nascimento, chefe da Divisão de Registro de Produtos Formulados da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, as pesquisas têm sido incentivadas pelo Ministério da Agricultura, Anvisa e IBAMA desde 2017, sendo os defensivos biológicos a sua prioridade por conta do seu baixo impacto e toxicidade.

“A gente sabe que os produtores, há um tempo atrás, tinham bastante receio em utilizar esse tipo de produto, mas agora grandes tecnologias estão surgindo, e grande parte delas são oriundas dos produtos biológicos”, explica Tatiana em entrevista concedida ao Canal Terraviva.

Ela também esclarece que “um produto químico demora muito tempo para ser desenvolvido se tem moléculas químicas novas, e muitas vezes causam impactos que não são interessantes para a população”, sendo os produtos biológicos uma alternativa mais eficaz e que tem sido cada vez mais aceita pelo setor agrário.

Para mais informações, confira o texto completo no site do Governo Federal.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..